Orientação para trabalhos

 

1. DATAS

Data limite para envio do resumo: 20/04/2019
A comissão científica irá repassar a decisão do aceite do dia 18/02 ao dia 30/04/2019

 

2. ÁREAS TEMÁTICAS

- Fortalecimento da Estrutural: trabalhos que demonstrem que as estruturas e os processos sólidos desenvolvidos por uma liderança influente fornece um ambiente inovador, consolidando o engajamento profissional.

- Prática Profissional Exemplar: trabalhos que descrevem modelos de cuidados, autonomia dos enfermeiros, e relações interdisciplinares entre ás áreas, demonstrando evidências e contribuições de melhorias da prática diária para pacientes, família e comunidade .

- Liderança Transformadora  (descrever)

- Novos conhecimentos, inovação e melhoria: trabalhos que demonstram o compromisso com novos conhecimentos, inovações e melhorias relacionadas ao cuidado do paciente, instituição e desenvolvimento da profissão, aplicando evidências científicas que contribuiram para aprimorar a ciência da enfermagem.

 

3. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO RESUMO

Os resumos dos trabalhos científicos deverão ser submetidos em forma de anexo em arquivo Word com identificação dos autores para o endereço www.iepmoinhos.com.br/eventos  - V Simpósio de Enfermagem - Submissão de Trabalhos
O relator receberá a confirmação do recebimento do resumo até a data 12/04/2019; caso não receba, entrar em contato com o seguinte e-mail: eventos.cientificos@hmv.org.br
No caso de resumo ser aprovado, pelo menos o relator deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no IV Simpósio Internacional de Enfermagem e confeccionar o E-pôster enviando em PDF de acordo com os critérios descritos através do site  www.iepmoinhos.com.br/eventos  - V Simpósio de Enfermagem - Submissão de Trabalhos
Os trabalhos serão aceitos ou recusados. Não haverá possibilidade de devolução do trabalho ao autor para correções. Os resumos somente serão aceitos através do e-mail fornecido pela Coordenação Científica do evento.

 

4. NORMAS PARA ENVIO DO RESUMO

  • O tema do trabalho deverá estar relacionado com o tema do Simpósio (áreas temáticas descritas acima);
  • O resumo deve se enquadrar em uma das seguintes modalidades:
        1) Pesquisa com resultado envolvendo seres humanos,
        2) Pesquisa com resultado não envolvendo seres humanos,
        3) Projeto de Pesquisa,
        4) Estudo de Caso,
        5) Revisão de Literatura,
        6) Programa ou projeto de Extensão,

Os trabalhos deverão ter a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) se envolverem dados de seres humanos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res. CNS 466/2012).

  • O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, com até cem (100) caracteres, incluindo espaços; não utilizar abreviações;
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 06 autores. Pelo menos 01 (um) dos autores deverá estar inscrito no evento;
  • O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) estar alinhado(s) à direita, e o relator, destacado em negrito;
  • O resumo deverá seguir a seguinte formatação: Parágrafo: espaçamento simples e justificado; Fonte: Times New Roman, Tamanho de letra 12; Título: letra maiúscula, tamanho 12, alinhamento central.

 

Introdução:
- apresentação do assunto.

Objetivos:
- apresentação dos objetivos do estudo.

Método:
- descrição dos procedimentos utilizados para a realização de pesquisa, bem como local, amostra, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessários.
Resultados:
- destaque dos principais resultados obtidos no estudo.

Conclusões:
- apresentação da resposta ao objetivo da pesquisa.

Não serão aceitos:

  1.  Trabalhos já publicados;
  2. Resumo de revisão bibliográfica;
  3. Trabalhos que não se caracterizem como pesquisa científica;
  4. Trabalhos que não se insiram nos temas;
  5. Resumos que contenham informações de pacientes e da instituição sem autorização de Comitê de ética e pesquisa (CEP).

4. NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO E-POSTER:

O E-Pôster deve ser elaborado dentro das normas e configurações a seguir:

  • Arquivo desenvolvido em Power point (.ppt, .pptx) em um único slide e salvo em formato PDF;
  • Configuração de tamanho de página: Modo Widescreen Largura 19,05m x 33,867;
  • Slide dimensionado para apresentação em tela (16:9);
  • Orientação de página: retrato;
  • Tipo de fonte e tamanho de letra: Times New Roman/Arial, tamanho mínimo 18 para o título, 12 para conteúdos gerais e 10 para referências. Usar cores de fontes e de fundo que permitam bom contraste e boa visualização;
  • O uso de itálico é destinado somente para indicar termos em outros idiomas;
  • Para evitar cortes nos textos, é importante que as margens laterais utilizadas no modelo sejam respeitadas.
  • Sugere-se que o pôster seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis):
  • Título
  • Autores e afiliações institucionais. Indicar em nota de rodapé a instituição de vinculação dos autores e e-mail do relator;
  • Introdução e Objetivos;
  • Metodologia;
  • Resultados e Discussão;
  • Conclusões;
  • Referências.
  • O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  • É permitida a utilização de imagens e gráficos estáticos. Sugere-se não utilizar imagens muito grandes para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio;
  • O tamanho máximo permitido do arquivo é de 2 MB;

 

5. AVALIAÇÃO

A Comissão Científica julgará os trabalhos e os classificará como “Aceito” ou “Não Aceito”.
Os resultados da seleção, bem como o local e horário serão informados através de e-mail.
Os trabalhos que estiverem fora dos padrões estabelecidos serão excluídos.
Serão avaliadas pela Comissão Avaliadora:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;
  • Importância para o avanço do conhecimento, potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

 

6. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Todos os pôsteres aceitos serão expostos do Anfiteatro do Hospital Moinhos de Vento em totens 32 polegadas.
Os quatro melhores trabalhos serão apresentados de forma oral, com apresentação no formato da ferramenta Power Point, com no máximo 5 slides.
A apresentação deverá ser enviada até 10/05/2019 e terá no máximo 10 (dez) minutos.

 

7 CERTIFICADOS

Será emitida uma declaração por e-pôster exposto e que será enviado por e-mail. Para as apresentações orais, será entregue o certificado de palestrante, também enviado por e-mail.

 

8. PREMIAÇÃO

O melhor trabalho selecionado pela Comissão Avaliadora receberá a premiação de Menção Honrosa.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

Todos os participantes declaram que são os autores e detentores de direitos autorais sobre os trabalhos inscritos.

 

10. CONFLITO DE INTERESSES

Todos os participantes devem declarar que os trabalhos inscritos não possuem conflito de interesses.

 

 

 

 

 

 

 

Informações: Eventos (51) 35378735 eventos.cientificos@hmv.org.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos Crie seu evento aqui